Clube Desportivo Das Aves

O Clube Desportivo das Aves foi fundado a 12 de novembro de 1930, na Vila das Aves, povoação do concelho de Santo Tirso, no distrito do Porto. O equipamento do Aves, como é comummente conhecido o clube, consta de camisola com riscas verticais vermelhas e brancas e calções vermelhos.
O Clube Desportivo das Aves destacou-se essencialmente através do futebol, tendo chegado a participar na I Divisão do futebol profissional do nosso país. Em 1981 inaugurou o seu campo de jogos, chamado de Estádio do Clube Desportivo das Aves, com capacidade para 12 500 espectadores. E 2006/07 foram colocadas cadeiras para todos os espectadores, o que reduziu a lotação para nove mil pessoas. O clube dispõe ainda de um campo de treinos e de um pavilhão gimnodesportivo.
A equipa de futebol começou por participar em torneios do concelho de Santo Tirso, até que passou a destacar-se nos campeonatos distritais da Associação de Futebol do Porto.
Na temporada 1985/1986 o Desportivo das Aves atingiu o ponto alto do seu historial ao participar pela primeira vez na I Divisão do futebol nacional. Na época anterior, orientada pelo treinador Manuel Gonçalves Gomes, conhecido por Professor Neca, o Aves havia ganho a Zona Norte da II Divisão, subindo consequentemente ao escalão principal.
Na I Divisão, ainda sob o comando do Professor Neca, o Aves ficou em 13.º lugar, com 22 pontos, mas não evitou descer de novo à II Divisão. A equipa das Vila das Aves passou então catorze anos nos escalões secundários, até que em 2000/2001 voltou a participar na I Divisão, então com a designação I Liga, depois de um terceiro lugar na Divisão de Honra. O responsável pela subida foi de novo o Professor Neca que, também de novo, não conseguiu manter o Aves mais do que uma temporada no escalão máximo do futebol português. Em 2000/2001 o Aves fez 22 pontos e ficou no 17.º lugar, regressando por isso à II Liga.
Na temporada 2005/2006, de novo sob o comando técnico do Professor Neca, o Aves ficou em segundo lugar na II Liga e conquistou uma vaga na I Liga. Só que, em 2006/07, ao não passar do 17.º lugar, a equipa não conseguiu manter-se na liga principal, levando a que o treinador Neca abandonasse o clube.
Para além da equipa profissional, o Desportivo de Aves tem diversas equipas de futebol nos escalões de formação, assim com participa em torneio de futsal para várias idades.
Como referenciar: Porto Editora – Clube Desportivo Das Aves na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-21 06:22:19]. Disponível em