código

A palavra código é utilizada, em informática, para representar diversas informações, sendo de destacar as seguintes:

- código de acesso: senha que o utilizador digita para aceder ao computador.
- código ASCII (American Standard Code for Information Interchange): código em que cada caráter alfa-numérico é representado por um número de 0 a 127, traduzido para código binário de computador de 7 bits. O código ASCII inclui caracteres para o Backspace, Enter, etc. Os acentos e letras especiais utilizados em linguagens não inglesas são representados pelo Extended ASCII com caracteres adicionais (128 a 255).

- código assembly: Linguagem que se encontra entre a linguagem máquina e as linguagens de programação de alto-nível. Cada declaração em código assembly é traduzida em instruções de código máquina.

- código de barras: Padrão de barras paralelas com largura e espaços diferentes entre si, impressos em papel ou material similar para reconhecimento por scanners. O código de barras é utilizado para diversos fins, nomeadamente para controlo de preços/stocks.

- código binário: informação com que os computadores trabalham, de valência dois (número de símbolos distintos que constituem o alfabeto desse código). Sistema composto por dois dígitos (1 e 0).

- código país (web): código que indica o país de um website ou de um servidor de e-mail. Nome do domínio (do país). O código de país é parte de um endereço de correio eletrónico ou de um URL. Exemplo: .pt (Portugal), .uk (Reino Unido), .fr (França).

- código máquina: linguagem que é lida e entendida pelos computadores.

- código objeto: código máquina gerado a partir de código-fonte por um assemblador ou compilador.

- código-fonte: programa de computador escrito por programadores em linguagem "fonte". O código-fonte é compilado de forma a originar o código objeto (código máquina). Assembler, ou linguagem de montagem, é a linguagem de programação que é utilizada para codificar informação que depois é convertida em código de máquina.

- código de cor: representação numérica de cores em sistemas gráficos.
Como referenciar: código in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 06:33:20]. Disponível na Internet: