coeficiente de atrito

Prova-se experimentalmente que o valor máximo da força de atrito estático (Fm ) é proporcional à componente normal (N) da reação da superfície através da seguinte expressão: Fm = μe N onde μe é uma constante denominada coeficiente de atrito estático. Analogamente, o módulo Fc da força de atrito cinético pode ser escrito da seguinte forma: Fc = μc N onde μc é uma constante denominada coeficiente de atrito cinético.
Os coeficientes de atrito cinético e estático não dependem da área das superfícies de contacto. Ambos, no entanto, dependem fortemente da natureza das superfícies de contacto. Como tal, os seus valores raramente são conhecidos com uma precisão superior a 5%. Valores aproximados dos coeficientes de atrito estático são tabelados para várias superfícies secas. Os valores correspondentes do atrito cinético serão cerca de 25% menores.
Como referenciar: coeficiente de atrito in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 23:55:53]. Disponível na Internet: