Coelho

O Coelho é o quarto signo do Zodíaco chinês, a que correspondem os seguintes anos: 1999, 1987, 1975, 1963, 1951, 1939, 1927, 1915... Os nativos de Coelho são, por norma, reservados, calmos, pacatos e meditativos.
Segundo uma lenda muito antiga, que explica a formação deste Zodíaco assim como o carácter dos seus nativos, o coelho atingiu a margem depois de atravessar o rio a saltar rapidamente de pedra em pedra. A meio do caminho ia caindo à água mas conseguiu agarrar-se a um tronco que ia a flutuar. O dragão apercebeu-se das suas dificuldades e com o sopro empurrou o tronco do coelho até à margem, o que fez com que este chegasse em quarto lugar ao encontro com o imperador. Os nativos de Coelho são, tendencialmente, simples, talentosos, ambiciosos e realistas. São também bons a avaliar situações e personalidades. Dão atenção aos detalhes e à segurança, sendo por isso pessoas bastante conservadoras. Por causa disso, acabam por perder boas oportunidades na vida.
Consoante as datas de nascimento, os nativos de Coelho dividem-se em cinco grupos: Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra.
Os de Metal são, essencialmente, esforçados, ambiciosos, confiantes e altruístas e bons a planear. Já aos de Água falta-lhes ambição, embora se sintam bem consigo próprios. Têm tendência para fugir à realidade quando as coisas não lhes correm de feição. Os de Madeira são gentis, bondosos, pouco ambiciosos e amantes da paz e da natureza. Já os de Fogo envolvem-se em tudo com paixão, são sociáveis e bem dispostos. Por fim, os de Terra defendem a paz, são esforçados, realistas e pouco ambiciosos.
Como referenciar: Coelho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-11-20 12:11:23]. Disponível na Internet: