Colombo


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade do Sri Lanka, antigo Ceilão, Colombo localiza-se na costa sudoeste da ilha que forma o país, no oceano Índico. Possui diversos canais. É também a cidade mais populosa do país, com cerca de 638 000 habitantes (2005), que chegam aos 2,5 milhões se considerarmos toda a sua área metropolitana.

História e Monumentos Dado constituir um porto natural, a cidade foi certamente conhecida por mercadores árabes, romanos e chineses na Antiguidade. Por volta do século VIII instalaram-se comunidades muçulmanas que dominavam o comércio entre o mundo cingalês e o exterior. Foi depois tomada pelos portugueses em 1517. A seguir vieram os holandeses, que expulsaram os portugueses em 1658 e construíram um forte na zona central. Em 1796, a cidade foi conquistada pelos ingleses e desenvolveu-se rapidamente quando o caminho de ferro para as plantações de chá no interior do país foi construído. No século XIX, foi construído um novo porto. A época do colonialismo terminou pacificamente em 1948 quando o Ceilão ganhou a independência em relação à Grã-Bretanha. Todavia, na cidade reconhece-se a era colonial: nos edifícios, roupa, comida e atitudes, tanto dos portugueses como dos holandeses e dos ingleses.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Como pontos de interesse turístico, merecem destaque os parques, os edifícios de estilo colonial e os templos hindus e budistas. Tem também um dos melhores jardins zoológicos da Ásia. Possui também o Museu Nacional e as duas torres do World Trade Center, talvez o maior ícone da cidade e ainda o segundo maior edifício do sul asiático. Outro dos seus mais importantes locais turísticos é a mesquita. O nome original da cidade era originário do cingalês - Kola-ambathota - significando "porta da manga". Mais tarde, foi alterado pelos portugueses em honra do navegador Cristóvão Colombo. A cidade recebe anualmente um festival que celebra o nascimento de Buda: o Vesak.

Economia
Colombo possui o porto mais importante do país, e um dos mais importantes da Ásia, operando 90% do comércio externo do Sri Lanka. É também o centro da atividade comercial do país, servindo de sede à maioria das empresas internacionais. As suas principais indústrias incluem os produtos químicos, os têxteis, o vidro, o cimento, o couro, os móveis e as joias. Existe também próxima da cidade uma refinaria de petróleo.
Como referenciar: Colombo in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-25 11:29:58]. Disponível na Internet: