colorimetria

A colorimetria consiste num processo da química analítica que se baseia na comparação direta ou indireta da intensidade da cor e da qual se deduz a concentração. A determinação é realizada através de medições da sensação de cor. Baseia-se no facto de cada sensação de cor (psicológica) poder ser produzida por muitas excitações de cor (físicas), sendo, no entanto, todas elas substituíveis por uma mistura (física-aditiva) determinada por excitações de cor escolhidas arbitrariamente e denominadas cores de calibração. A sensação de cor pode caracterizar-se por três valores designados coordenadas de cor. Estas cores de calibração possuem determinadas percentagens de vermelho, verde e azul.
É possível representar a totalidade das sensações de cor num diagrama plano, como, por exemplo, um triângulo cromático. Os vértices correspondem às luzes de calibração e a cada ponto do triângulo corresponde uma cor, cujas coordenadas são dadas pelas coordenadas do ponto.
Uma aplicação importante da colorimetria é a técnica das películas a cor.
Como referenciar: colorimetria in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-02 07:27:18]. Disponível na Internet: