combustão

Uma combustão é uma reação do oxigénio (comburente) com elementos ou compostos químicos (material combustível) que se realiza com libertação de calor e luz. As reações de combustão têm lugar quase sempre com formação de chama.
Não basta o contacto entre combustível e comburente para que se realize uma combustão. Para que se inicie é necessário um terceiro elemento que é a energia de ativação. A energia de ativação é a energia mínima absorvida do meio exterior, necessária para iniciar uma reação química. A combustão não se realiza sem a conjugação simultânea destes três elementos.
Uma vez iniciada a combustão, os gases envolvidos reagem em cadeia alimentando a combustão, dada a transmissão de calor de uma partícula para as outras.
Também se designam de reações de combustão os processos de oxidação que ocorrem lentamente e que são indispensáveis à manutenção da vida.
Uma combustão diz-se espontânea se a substância produz calor suficiente no seu interior, geralmente através de um processo de oxidação lento, para que a ignição tenha lugar sem necessidade de uma fonte de energia exterior de alta temperatura.
Como referenciar: Porto Editora – combustão na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-29 11:15:35]. Disponível em