Como Água para Chocolate

Drama romântico mexicano produzido e realizado em 1993 por Alfonso Arau. De título original Como Agua para Chocolate, adapta o conhecido romance homónimo de Laura Esquível, autora também do argumento. As principais interpretações estiveram a cargo de Lumi Cavazos, Marco Leonardi, Regina Torne, Mário Ivan Martinez e Ada Carrasco, entre outros.
No início do século XX, vivem num pequeno rancho mexicano três irmãs com a sua repressiva mãe (Regina Torne). Tita (Lumi Cavazos), a irmã mais nova, está proibida por tradição familiar de se casar ou ter filhos até ao momento da morte da mãe. Tudo corre bem até ao dia em que a jovem Tita se apaixona por Pedro (Marco Leonardi). Quando este sabe que não se pode casar com Tita, aceita tornar-se noivo da sua irmã mais velha, Rosura, na esperança de assim poder ter oportunidade de estar com a sua amada. Tita tem a particularidade de os seus cozinhados possuírem propriedades mágicas. O brutal desgosto amoroso que sofreu acaba por afetar também os pratos que confeciona: todos os que provarem as suas iguarias sentem o desgosto com a mesma intensidade. Estes estranhos poderes permanecem depois do casamento de Pedro e Rosura, mas Tita e Pedro acabam por iniciar uma ligação secreta.
O título do filme remete para a confeção do chocolate quente a partir da junção de água a ferver com chocolate, fazendo uma analogia com a paixão. É um filme que ilustra a tradição do realismo mágico, característica da literatura sul-americana. Pontua a narrativa romântica com diversos momentos surreais e dota de uma forte carga erótica as diversas sequências em que a gastronomia é a estrela. Apesar de tocar temas densos como a morte e a guerra, o filme mantém uma tónica leve e bem-humorada, seguindo mais os padrões da comédia romântica de Hollywood. Foi nomeado para o Globo de Ouro, o BAFTA e o Independent Spirit Award de Melhor Filme Estrangeiro.
Como referenciar: Como Água para Chocolate in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-16 03:25:51]. Disponível na Internet: