COMPAQ

Compaq é uma empresa produtora de computadores, nomeadamente portáteis, software e restante material informático, que foi fundada nos Estados Unidos da América em fevereiro de 1982 e que está presente em mais de 200 países. Três antigos funcionários da Texas Instruments (Rod Canion, James Harris e William Murto) juntaram-se para criar o primeiro computador portátil do mercado que pudesse utilizar o software e os periféricos desenhados para os computadores pessoais (PC) da IBM. Logo no ano seguinte à fundação, a Compaq, que está sediada em Houston, no Texas, vendeu 53 000 portáteis.
A IBM utilizava um sistema aberto que permitia às outras empresas criar hardware e software que melhorassem as prestações dos seus PCs e a Compaq foi das marcas que melhor soube aproveitar a situação. Foram desenhados computadores totalmente compatíveis com os IBM, ou seja, que podiam utilizar qualquer material criado para esta marca. A Compaq tornou-se numa das marcas a produzir os melhores compatíveis com a IBM. Mas a empresa, ao contrário da maioria que preferiu apostar em preços mais baixos, dedicou-se a tentar melhorar algumas características dos computadores, nomeadamente a nível de tamanho, qualidade gráfica e performance. A Compaq acabou por subir ao segundo lugar, atrás da IBM, na lista de fornecedores de PCs.
A recessão económica verificada em 1991, agravada com a crise provocada pela Guerra do Golfo, obrigaram a mudanças radicais na Compaq, que se viu forçada a despedir muita gente e a baixar os preços dos aparelhos. Apesar da crise em 1992 a empresa voltou a dar lucros e, no ano seguinte, tornou-se o maior fornecedor de computadores portáteis dos Estados Unidos. Três anos depois, alcançou o estatuto de empresa com mais vendas de PCs em todo o Mundo. Em 1997, comprou algumas empresas com peso no mercado, mas o processo correu mal e acabou por ser ultrapassada pela concorrência. Apesar de tudo, o nome Compaq manteve-se como dos mais conceituados na área da informática. Em 2001, a Compaq foi comprada pela sua rival Hewlett-Packard.
Como referenciar: COMPAQ in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 19:01:57]. Disponível na Internet: