comunicado de imprensa

Noticiário preparado pela empresa e destinado à comunicação social, cujo objetivo é a informação pura e simples. O seu destino situa-se entre a abundância ou não de informação, a qualidade da informação e a sua apresentação, determinando estes fatores a sua consideração ou, na gíria jornalística, a sua ida para a "cesta secção" ou o cesto dos papéis.
Na sua origem está uma notícia que, não sendo capaz de levar a empresa a convocar os jornalistas, é suficientemente importante para que nós lha façamos chegar a eles. O lead deve conter o essencial da história. O título deve ser cativante, isto é, recente, inédito, verdadeiro, objetivo e de interesse público. Quanto à estrutura, é recomendado: evitar textos com mais de 30 linhas, fazer parágrafos curtos, construir as frases com o máximo de 25 palavras. Na redação, é importante atender à simplicidade e à clareza, usar subtítulos, ser-se objetivo, recorrer à opinião quando atribuída a alguém, fazendo dela uma informação; ir do mais para o menos importante.

Como referenciar: comunicado de imprensa in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-05 11:59:40]. Disponível na Internet: