Comunidade Valenciana

Comunidade Autónoma da Espanha Oriental com a capital na cidade de Valência. É constituída pelas seguintes províncias: Alicante, Castellón e Valência. Faz fronteira com as seguintes Comunidades Autónomas: Aragão e Catalunha a norte, Aragão a noroeste, Castela La-Mancha e Múrcia a oeste e Múrcia a sul; a este é banhada pelo mar Mediterrâneo.
Tem uma superfície de 23 255 km2. A sua população absoluta é de 4 326 708 habitantes, o que equivale a 10,3% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 186,05 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
Morfologicamente esta região caracteriza-se pela existência de planícies costeiras e cadeias montanhosas que fazem a transição para o planalto da Espanha Central. Tem clima temperado mediterrânico.
As terras desta região são muito produtivas e estão ocupadas há mais de cinquenta mil anos. Gregos, Cartagineses, Fenícios e Romanos instalaram-se aqui antes da chegada dos mouros comercializando produtos da terra e do mar.
Os férteis campos de pomares e citrinos ainda hoje abastecem toda a Espanha.
A população concentra-se essencialmente junto à costa onde se localizam cidades históricas como Valência, Alicante e Cartagena.
É na Comunidade Valenciana que se encontram as costas mais turísticas do Mediterrâneo. A Costa do Azahar, que se prolonga por toda a província de Castellón, tem importantes cidades históricas como Peñíscola e Oropesa, conservando esta última a Torre do Rei do século XVI. A Costa Branca, assim chamada pela finura da areia, alberga pequenas cidades como Denia e Jávea, conhecidas pela sua beleza. Por fim, Benidorm, considerada uma das cidades turísticas mais importantes da Espanha.
Como referenciar: Comunidade Valenciana in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 17:24:50]. Disponível na Internet: