concentração de uma solução

Em química, define-se concentração de uma solução como a quantidade de soluto presente numa dada quantidade de solução. Essa quantidade pode ser expressa em massa ou volume (esta última apenas para líquidos). As unidades utilizadas habitualmente são a mole por decímetro cúbico, gramas por centímetro cúbico, gramas por 100 centímetros cúbicos e gramas por 100 gramas.
O termo concentração refere-se também ao processo de aumento da concentração de uma solução pela remoção de parte da substância na qual se encontra dissolvido o soluto (o solvente). Em soluções concentradas, o soluto encontra-se em quantidades elevadas.
As soluções concentradas de cloreto de sódio possuem aproximadamente 30% deste composto em água; as de soda cáustica 40% de hidróxido de sódio em água; e as soluções concentradas de ácido sulfúrico, 98% em água.
Como referenciar: concentração de uma solução in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-21 00:13:06]. Disponível na Internet: