Artigos de apoio

condutores
Um condutor elétrico consiste num bom transmissor de corrente elétrica. O condutor elétrico normalmente usado é constituído por um cabo de arame com boa condutibilidade elétrica, geralmente feito de cobre ou de alumínio. Os arames encontram-se revestidos de uma boa substância isoladora (borracha, material sintético, lâminas de plástico, entre outros) para que não se aproximem demasiado ou cheguem a tocar-se ou ainda para evitar que se possam deteriorar devido a influências exteriores. Podem ainda suspender-se livremente no ar sustidos por isoladores.
Distinguem-se, atendendo à sua utilização e construção, condutores para altas e baixas tensões, condutores para correntes de alta intensidade, condutores de telecomunicações, cabos e linhas aéreas.
Os condutores elétricos para tomadas fixas dentro dos edifícios estendem-se normalmente no interior de tubos encastrados. Recentemente instalaram-se também condutores planos diretamente debaixo do reboco. As conduções para tomadas móveis são constituídas por muitos arames finos entrelaçados (cabo entrançado), para que sejam flexíveis, revestidos por uma camada de borracha ou de material sintético. O diâmetro do condutor limita a intensidade da corrente que o pode percorrer. Os condutores são danificados por sobrecargas excessivas, sendo por isso necessário protegê-los utilizando fusíveis.
Como referenciar: condutores in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-19 11:50:55]. Disponível na Internet: