Conferência de Ialta

Durante a Segunda Guerra Mundial, de 3 a 11 de fevereiro de 1945, os líderes das potências aliadas reuniram-se na cidade russa de Ialta, com o propósito de acordar um conjunto de medidas a implementar para derrotar definitivamente a Alemanha nazi, e de determinar uma política concertada a ser aplicada por todos os intervenientes desta conferência após o término do conflito mundial.

O presidente americano Franklin D. Roosevelt, o ditador soviético Joseph Estaline e o primeiro-ministro inglês britânico Winston Churchill acordaram uma estratégia conjunta relativa à aplicação de punições para os crimes de guerra e crimes contra a Humanidade, determinaram o montante das indemnizações a pagar pelos danos causados pela guerra, discutiram a reconstrução e a reabilitação dos países destruídos pelo conflito armado, e a reestruturação da Jugoslávia e da Polónia.

Foi também preparada a extinção total dos regimes fascistas e do nazismo e ainda a criação de uma organização das Nações Unidas.


Como referenciar: Conferência de Ialta in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-22 11:14:39]. Disponível na Internet: