conservadorismo

O conservadorismo foi altamente valorizado como doutrina intelectual nos finais do século XVIII, a partir das críticas à Revolução Francesa e ao racionalismo por parte de Edmund Burke, que questionava a supremacia de certas pessoas sobre a Igreja e o Governo e também a ideia da construção de novas sociedades a partir de uma rutura com o passado. Para Edmund Burke era impossível romper com as estruturas estabelecidas pela tradição ao longo de muitas gerações, sendo o preconceito uma noção positiva do saber e do senso comum.
O pensamento conservador guiou Adam Smith quando este escreveu A Riqueza das Nações, especialmente nos seus argumentos para preservar as liberdades individuais e da sociedade, nomeadamente a não intervenção do Estado e o mercado livre. O liberalismo gera desigualdades que os conservadores consideram necessárias para a existência da liberdade. A igualdade, no sentido da redistribuição dos bens desigualmente distribuídos, é, para o pensamento conservadorismo, um atentado às liberdades individuais de propriedade. Em resumo, para o conservadorismo escolha individual e liberdade são mais importantes do que a igualdade, tendo o Estado que promover a livre concorrência e a competição. A outra face da moeda é que a desigualdade, no que diz respeito aos direitos mais básicos, como a saúde, o trabalho ou a educação, gera conflitos sociais e étnicos muito graves nas sociedades de liberalismo extremo.
Defensores mais recentes do conservadorismo, como Charles Murray, consideraram negativas e perigosas as iniciativas menos liberalistas do Estado em intervir na sociedade através de ajudas às minorias étnicas, argumentando que estas políticas geram cada vez mais pobres ao promoverem a subsidio-dependência. É curioso que nos EUA existem sinais de um caminhar por parte de algumas minorias, como a negra, em direção ao conservadorismo, defendendo a livre iniciativa individual e empresarial e a propriedade privada. No Reino Unido, o Partido Conservador teve ocasiões em que nomeou quase tantas candidaturas de deputados de minorias étnicas como o Partido Trabalhista, defendendo e promovendo a livre iniciativa empresarial junto das minorias étnicas.

Como referenciar: conservadorismo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 19:41:34]. Disponível na Internet: