Considerações sobre a Filosofia da História Literária Portuguesa
Conjunto de artigos "a propósito dalguns livros recentes", de Antero de Quental, inicialmente publicados no Primeiro de janeiro, em 1871, e posteriormente reunidos em volume, em 1904.
Defendendo que "a filosofia das literaturas é uma criação do nosso século", tornada possível pela generalização do método histórico e crítico, Antero de Quental ressalta os trabalhos de Teófilo Braga, criador da "escola etnológica", e de Oliveira Martins, que filia na "escola social e histórica", debruçando-se em especial sobre os ensaios Teoria da História Literária Portuguesa e Os Lusíadas, de Teófilo Braga e Oliveira Martins, respetivamente.
Partilhar
Como referenciar
Considerações sobre a Filosofia da História Literária Portuguesa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$consideracoes-sobre-a-filosofia-da-historia [visualizado em 2026-07-14 15:51:03].
Outros artigos
-
Teófilo BragaPolítico, professor e escritor português, Joaquim Fernandes Braga nasceu a 24 de fevereiro de 1843, ...
-
Os LusíadasIntrodução Célebre poema épico de Luís de Camões, publicado em 1572, que, narrando a descoberta do c...
-
Antero de QuentalAntero de Quental é entre nós o grande criador de uma poesia filosófica romântica, influenciada pelo...
-
Ciclo Queda LivreReúne composições escritas entre 1959 e 1962, algumas delas já editadas, como Refutação Pacífica da
-
Cérebros e CoraçõesConjunto de artigos em que Maria Amália Vaz de Carvalho aborda questões sociais, como o problema da
-
O Livro de Cesário VerdeCompilação póstuma de poesias de Cesário Verde escritas entre 1873 e 1886, organizada e posfaciada p
-
Literatura Cibernética IEste livro de Pedro Barbosa, datado de 1977, é o resultado de uma experiência pioneira em Portugal n
-
Viagens no ChiadoSubintitulada Apontamentos de jornada de um Lisboeta através de Lisboa e dedicada a Henrique Trindad
-
Levantado do ChãoO romance Levantado do Chão, de José Saramago, é fruto, conforme o próprio autor declara, de um sonh
-
CerromaiorObra de Manuel da Fonseca, de 1943, no prefácio à edição de 1982, o autor explica as condições parti
Partilhar
Como referenciar 
Considerações sobre a Filosofia da História Literária Portuguesa na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$consideracoes-sobre-a-filosofia-da-historia [visualizado em 2026-07-14 15:51:03].