consola de jogos

Pequeno aparelho que integra um computador especial, construído exclusivamente para correr jogos de vídeo.
Para controlar os jogos, estes aparelhos podem incluir joysticks, trackballs, botões, volantes e pedais, armas, ou controladores especiais com teclas direcionais e vários botões.
Em alguns jogos específicos, pode-se interagir com óculos especiais ou outro material próprio de realidade virtual que fornecem ao utilizador efeitos tridimensionais. A primeira consola de jogos apareceu em 1972, produzida pela empresa Magnavox.
O aparelho, chamado Odyssey, usava cartuchos onde estavam armazenados os jogos que seriam vistos numa televisão ligada à consola.
Em 1977, a empresa Atari anunciou o lançamento da "Atari 2600", uma consola que incluía jogos famosos como o "Space Invaders" e o "Asteroids", nos quais a dificuldade aumentava de acordo com o tempo de jogo.
Alcançado o sucesso com estes sistemas que permitiam ao utilizador desfrutar de jogos de vídeo no lar, outras companhias apareceram a reclamar uma quota do mercado.
Foi o caso do sistema "ColecoVision", da empresa Coleco, e do "Intellivision", da Mattel. Entretanto, algumas companhias, como a Activision, alcançavam também o sucesso, apenas por produzirem jogos para estas consolas.
Jogos como "Pac-Man", no qual o jogador controla um boneco através de um labirinto preenchido por pequenos pontos, e "Frogger", em que o objetivo é guiar um sapo através de uma série de obstáculos, causaram sensação.
Em meados dos anos 80, a companhia japonesa Nintendo lançou a consola "NES" (Nintendo Entertainment System) que veio relançar o interesse do mercado por este tipo de aparelhos.
Tal ficou a dever-se não só aos gráficos e animações mais avançadas que esta consola oferecia, mas também a duas séries de jogos que tiveram um enorme sucesso junto do publico: "Super Mario Bros." e "The Legend of Zelda".
Entretanto uma outra empresa japonesa, a SEGA, decide disputar um lugar nesta indústria, e lança a consola "Genesis", também esta com capacidade para produzir gráficos, sons e animações realísticas.
Ao longo dos anos 90, a Sega e a Nintendo competiram pelo domínio do mercado de consolas até que, em 1995, surgiu um novo e forte concorrente: a japonesa Sony, que lança a Sony PlayStation. Esta consola, assim como a Saturn, lançada também em 1995 mas pela Sega, usa jogos cujo suporte é o CD-ROM, uma novidade até então.
Um ano mais tarde a Nintendo regressa à linha da frente com a Nintendo 64, uma consola que tinha uma ainda maior capacidade de processamento do que as dos concorrentes, permitindo jogos mais rápidos e complexos.
Como referenciar: consola de jogos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-27 10:14:17]. Disponível na Internet: