constante de equilíbrio

Para uma reação reversível do tipo: xA + yB ↔ zC + wD o equilíbrio químico ocorre quando a velocidade da reação direta iguala a velocidade da reação inversa, de forma que a concentração dos produtos e dos reagentes alcancem valores estáveis. Pode demonstrar-se que em equilíbrio a proporção das concentrações
[C]z [D]w / [A]x [B]y é uma constante para uma dada reação e temperatura fixa, designada constante de equilíbrio Kc (onde c indica que se usaram concentrações). A constante de equilíbrio pode também referir-se à pressão e, neste caso, é representada por Kp. É de salientar, que por convenção, os produtos de reação são colocados na zona superior da expressão.
Esta forma da constante de equilíbrio foi originalmente introduzida em 1863 pelo químico e matemático norueguês Cato Maximilian e pelo químico norueguês Peter Waage.
Como referenciar: constante de equilíbrio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 15:14:14]. Disponível na Internet: