cor e temperatura das estrelas

Numa noite sem nuvens e durante a fase de lua nova poderá observar mais facilmente e melhor as estrelas. Duas propriedades podem ser identificadas.
Uma o fluxo, isto é, a quantidade de energia que se espalha numa determinada área, num determinado espaço de tempo, e a outra propriedade que pode ser observada é a cor. Algumas das cores podem ser observadas na constelação Oríon. Duas das mais brilhantes estrelas apresentam cores diferentes. A Betelgueuse (à-Orionis) é indubitavelmente vermelha enquanto a outra Rigel (á-Orionis) é azul. As diferentes cores das estrelas Betelgueuse e Rigel indiciam temperaturas da superfície estrelar diferentes. Estrelas muito quentes, com temperaturas superficiais com cerca de 30 000 ºC, emitem a maior parte da sua energia luminosa na forma de radiações de pequeno comprimento de onda e são de cor azul. Por outro lado, as estrelas como a Betelguese, que são de cor vermelha, são geralmente mais frias e com temperatura superficial inferior a 3000 ºC e muita da sua energia luminosa é emitida num comprimento de onda maior. Estrelas com temperaturas superficiais compreendidas entre os 3000 e 6000 ºC são amareladas como o Sol.
A cor das estrelas, sendo principalmente a manifestação da temperatura da sua superfície, permite que os astrónomos a utilizem como informação sobre as características das estrelas.
É de ter em atenção que, quando observamos as estrelas à vista desarmada, só conseguimos ver o espetro visível do seu espetro completo. De facto, as estrelas emitem radiações que nelas incidem e são reemitidas, dependendo também esta reemissão da temperatura superficial. O conjunto total de radiações constituem o espetro do corpo emissor, constituído por ondas de pequeno e grande comprimento de onda. As radiações visiveis não são mais que uma pequena porção do espetro total da estrela.
Como referenciar: cor e temperatura das estrelas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 21:21:13]. Disponível na Internet: