Artigos de apoio

cornichão
Designação comum de plantas herbáceas do género Lotus e da família das Fabáceas.
O cornichão, Lotus corniculatus, também conhecido por loto, é uma planta vivaz leguminosa, glabra, com caules prostrados, decumbentes ou ascendentes e medulosos. A sua altura pode variar entre os 50 e 80 centímetros.
As folhas possuem cinco folíolos, com estípulas ovadas.
As flores agrupam-se, em número de uma ou seis, numa umbela, peduncular, axilar. O perianto diferencia-se num cálice glabro a ligeiramente pubescente e numa corola amarela com o estandarte riscado de vermelho. Quando seca torna-se verde.
O fruto é uma vagem, cilíndrica, polispérmica. As sementes são pequenas, geralmente castanho-escuras. A floração ocorre, geralmente, entre maio e agosto.
O cornichão é uma planta muito utilizada para alimentação do gado pelo seu grau de nutribilidade. Pode ser utilizada para pasto, para corte e penação.
É uma planta espontânea na Europa, Ásia, no Norte e Leste de África. Em Portugal é pouco frequente no sul. Encontra-se em lameiras, sítios arenosos ou pedregosos. É também utilizada pelas suas propriedades medicinais.
Outras espécies como o Lotus glareosus e o Cucumis sativus, da família das Cucurbitáceas, são também designadas vulgarmente de cornichão.
Como referenciar: cornichão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-21 20:22:27]. Disponível na Internet: