coroa eslovaca

A coroa eslovaca é a moeda oficial da Eslováquia e tem por símbolo Sk e por código SKK. É divisível em 100 halier. A coroa eslovaca é emitida pelo Banco Nacional da Eslováquia.
Foram criadas moedas de 10, 20 e 50 haler e de 1, 2, 5 e 10 coroas eslovacas, assim como notas de 20, 50, 100, 200, 500, 1000 e 5000 coroas eslovacas.
As moedas de coroa eslovaca trazem na frente o escudo de armas nacional, enquanto no verso surgem alusões à história da nação. Nas notas eslovacas figuram imagens de santos locais, do primeiro governante eslovaco, Pribina, dos linguistas Anton Bernolak e Ludovit Stur, do político Andrej Hlinka e do fundador da Checoslováquia, Milan Rastislav Stefanik.
As primeiras moedas que circularam nos territórios da atual Eslováquia eram de ouro e apareceram entre os séculos III e II a. Cristo introduzidas por tribos celtas. As moedas ostentavam a efígie de Alexandre II da Macedónia. Posteriormente circularam moedas romanas na região.
No século X, foram cunhadas as primeiras moedas locais, no caso dinars, e, em finais do século XIII, foi lançado o pragergroschen, que valia 12 dinars.
Enquanto a Eslováquia fez parte do Império Austro-Húngaro circulou no território a coroa austro-húngara. Em 1918, a Checoslováquia tornou-se independente e, um ano mais tarde, lançou a coroa checoslovaca.
Em 1938, a Hungria invadiu a região sul da Eslováquia e pôs a circular na zona os pengoe húngaros.
Em 1939, a Eslováquia declarou a sua independência face à Checoslováquia, contando com a ajuda dos alemães. Foi reintroduzida a coroa, agora denominada coroa eslovaca, que tinha o mesmo valor da checoslovaca. Paralelamente, circulou no país o marco do reich.
Após o final da guerra a Eslováquia reintegrou a Checoslováquia, agora dominada pelo soviéticos, que invadiram o país quando derrotaram os alemães. Os soviéticos introduziram em 1945 uma coroa própria, mas que foi rapidamente substituída pela coroa checoslovaca, nesse mesmo ano.
Em 1953, a coroa foi substituída por uma outra, cinco vezes mais valiosa.
A 1 de janeiro de 1993, a Checoslováquia dividiu-se em Eslováquia e República Checa e entrou em uso a coroa eslovaca com valor idêntico ao da coroa checoslovaca.
Como referenciar: coroa eslovaca in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-25 07:13:39]. Disponível na Internet: