crash

O verbo inglês to crash significa quebrar, partir ou falhar.
Termo utilizado para designar uma falha grave no computador que o impede de trabalhar ou quando um programa aborta inesperadamente.
Um crash é originado por uma disfunção ao nível do hardware ou por um sério problema ao nível do software. Para além do termo crash, também se utiliza o termo "hang" (pendurar), para descrever a situação em que o computador não responde aos sinais de entrada (input) enviados pelo teclado ou pelo rato.
Quando um computador "pendura" é, geralmente, necessário fazer o reboot do sistema, isto é, reiniciar o sistema operativo. No entanto, esta operação nem sempre é necessária. Por vezes, é possível resolver a situação pressionando a correta sequência de caracteres de controlo.
Esta sequência costuma ser, em ambientes Windows, Ctrl+Alt+Del. Premindo estas teclas em simultâneo, surge uma janela - o task manager - que apresenta as tarefas que o computador está a realizar. Ao selecionar e terminar a tarefa que está a provocar o bloqueio ou crash do computador, a situação fica muitas vezes resolvida fazendo com que o sistema desbloqueie.

Como referenciar: crash in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 00:39:05]. Disponível na Internet: