Creed

Banda rock norte-americana, formada na Florida, no ano de 1995, por Scott Stapp (vocalista) e Mark Tremonti (guitarra), a quem mais tarde se juntaram Brian Marshall (baixo) e Scott Phillips (bateria). O primeiro nome do grupo foi Naked Toddler, mas os elementos da banda, por sugestão de Marshall, acolheram o nome Creed. Para a edição do primeiro disco, criaram a sua própria editora, a Blue Collar, e investiram numa edição de autor. My Own Prison (1997) teve, assim, uma primeira edição muito limitada, até ser aproveitado pela Wind-Up Records (distribuída pela Sony). Nessa altura, o disco foi remasterizado, procurando um som mais generalista e o processo resulta. Alvo de uma divulgação maior e da exposição associada a uma grande editora, o álbum deu origem a quatro singles que foram número um nos EUA: "My Own Prison", "Torn", "What's This Life For" e "One". O registo conheceu um sucesso invulgar (vendeu mais de cinco milhões de cópias).
Quando lançaram o segundo álbum, Human Clay (1999), o primeiro ainda estava bem colocado nas tabelas de vendas. Ainda assim, o segundo disco entrou diretamente para o primeiro lugar do top americano, vendendo mais de 10 milhões nos dois anos seguintes. O primeiro single, "Higher", manteve-se durante 17 semanas na liderança dos tops rock da rádio. Os singles seguintes, "What If" e "With Arms Wide Open", conseguiram também atingir a liderança e, com isso, a banda atingia a marca de sete temas consecutivos como número um nas rádios americanas. "With Arms Wide Open" rendeu à banda o Grammy de melhor canção rock.
No verão de 2000, o baixista Brian Marshall assume publicamente uma posição crítica em relação à música dos Pearl Jam. Mais tarde, retratou-se do ato mas, mesmo assim, Scott Stapp distanciou a banda dessa posição, através do sítio oficial na Internet. Este episódio levou ao afastamento de Marshall, que já não partiu com a banda em digressão pelos EUA, sendo substituído, ainda nesse ano, por Brett Hestla.
O grupo só retomou o trabalho de estúdio em 2001 e apesar de Hestla ter feito toda a digressão, não participou nas gravações do álbum. O baixo ficou a cargo do guitarrista Tremonti nessas sessões. Weathered, o terceiro registo do grupo, chegou às lojas no final desse ano. O disco entrou diretamente para a liderança das tabelas de vendas na América, permanecendo como líder durante oito semanas, período durante o qual vendeu 5 milhões de cópias. O single "My Sacrifice" liderou as tabelas da rádio durante nove semanas. Os seguintes singles, "Bullet" e "One Last Breath", mais o terceiro que o segundo, conseguiram também marcas de sucesso. Em abril de 2002, Scott Stapp teve um acidente de viação que quase punha em risco a digressão planeada para o verão desse ano, mas a rápida recuperação permitiu o reagendamento dos espetáculos.
Como referenciar: Creed in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 09:45:44]. Disponível na Internet: