criptoméria

Designação comum de plantas arbóreas do género Cryptomeria e da família das Taxodiáceas.
As criptomérias são árvores perenes de casca escura, castanho-alaranjada, ramificação irregularmente verticilada, formando uma copa cónica ou piramidal e que atingem cerca de 50 metros de altura.
As folhas, persistentes, são esverdeadas, linear-assoveladas, encurvadas e espiraladas. Os estróbilos masculinos são fasciculados, com disposição terminal, e estróbilos femininos com escamas persistentes, de maturação anual, acunheados e encimados por quatro a seis pontas curtas e aguçadas. Os frutos, pinhas, são lenhosos e com posição apical. As sementes são escuras.
As criptomérias da espécie Cryptomeria japonica, também conhecida por criptoméria-do-Japão, são árvores majestosas, com copa estreita e densa, folhas com 6 a 15 milímetros. A época de formação das flores situa-se entre os meses de setembro e outubro. São árvores oriundas do Japão e da China e cultivadas como plantas ornamentais na Europa. Desde 1870, são plantadas nos Açores, na ilha de São Miguel.
Produz uma madeira de grão grosseiro, leve, macia, aromática, com cerne castanho avermelhado e borne amarelo, utilizada na marcenaria, construção naval, etc.
Como referenciar: criptoméria in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 06:21:06]. Disponível na Internet: