D. Berengária

Esta infanta de Portugal, filha de D. Sancho I e de D. Dulce de Aragão, pode também aparecer sob o nome de Berenguela. Nascida por volta de 1195, educada no mosteiro cisterciense feminino de Lorvão, perto de Coimbra, como aconteceu com uma sua irmã, casou-se Berengária com o rei Valdemar II da Dinamarca em 1214. Veio a falecer no dia 1 de abril de 1220, na Dinamarca. Do casamento com o rei Valdemar teve três filhos e uma filha - Cristóvão, Eurico, Abel e Sofia -, que reinaram na Dinamarca.
Um antropólogo dinamarquês, C. C. Hansen, fez um estudo sobre os crânios desta rainha e de uma filha de D. Afonso II, D. Leonor, que foi posteriormente casada com o rei Valdemar III da Dinamarca. Este estudo está descrito numa obra do mesmo autor intitulada De aeldeste Kongegrave of Bispgrave i Roskilde Domkirke (tradução livre em português, Os Antigos Reis e Bispos Sepultados na Catedral de Roskilde, esta a antiga cidade real dinamarquesa).
Como referenciar: D. Berengária in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-17 09:15:47]. Disponível na Internet: