D. Isabel (1470-1498)
Era filha de D. Fernando de Aragão e de D. Isabel de Castela, conhecidos como os Reis Católicos. Nasceu em Dueñas a 2 de outubro de 1470, tendo-se casado com o infante D. Afonso, filho de D. João II, a 3 de novembro de 1490. No entanto, este faleceu a 13 de julho de 1491, como consequência de uma queda de cavalo que sofreu em Almeirim.
Dizem os relatos da época que o rei D. Manuel I se apaixonou por esta princesa assim que lhe pôs os olhos em cima, tendo insistido com ela para aceitar o seu pedido de casamento. D. Isabel acabou por aceitar, sob a condição de que este soberano mandasse expulsar todos os judeus do país. D. Manuel disse que aceitava a condição (apesar de ter empregue certos estratagemas para manter muitos deles em Portugal) e o casamento realizou-se em outubro de 1497 em Valença de Alcântara. Deste casamento nasceu D. Miguel da Paz, reconhecido como herdeiro de Castela, Aragão, Leão e Portugal à nascença.
D. Isabel faleceu em Saragoça, ao dar à luz este filho a 28 de agosto de 1498.
-
SaragoçaCidade capital da região de Aragão, cujo nome original, em espanhol, é Saragoça. Fica situada no Nor...
-
LeãoConstelação e quinto signo do Zodíaco, pertence ao elemento Fogo, tal como Carneiro e Sagitário, e i...
-
AragãoComunidade Autónoma da Espanha Oriental, Aragão (Aragón, em espanhol) tem a sua capital na cidade de...
-
D. MiguelTerceiro filho varão de D. João VI e de D. Carlota Joaquina, nasceu em Queluz, a 26 de outubro de 18...
-
D. Manuel IMonarca português, filho do infante D. Fernando, irmão de D. Afonso V, e de D. Brites, nasceu em 146...
-
D. FernandoMonarca português, também designado por D. Fernando I e cognominado "o Formoso", foi o nono rei de P...
-
Francisco Lucas PiresPolítico, advogado e académico português nascido em 1944, em Coimbra, e falecido a 22 de maio de 199
-
Frederich WolwillCientista português nascido em 1881, na Alemanha, e falecido em 1958, nos Estados Unidos da América.
-
Francisco ZeimotoNavegador português do século XVI, crê-se, com base no Tratado dos Descobrimentos de António Galvão,
-
Frederico Ressano GarciaNasceu em 1847, em Lisboa, e morreu em 1911. Diplomou-se como engenheiro civil em 1869. Estudou em P