Da Weasel

Banda hip hop portuguesa, formada em 1993 por Pacman (Carlos Nobre), Armando Teixeira, Jay Jay Neige (João Nobre) e Yen Sung. Iniciaram a sua carreira cantando em Inglês. O seu primeiro registo data de 1994, uma maqueta com o tema "Da King (Monkey Version)", que passou na rádio XFM, já extinta, e os catapultou para um mediatismo que lhes permitiu, ainda nesse ano, o lançamento do EP "More than 30 Motherfucks". O tema "God Bless Johnny" tornou-se num dos grandes sucessos da banda. Em 1995 surge o muito aguardado primeiro disco da banda Dou-lhe com a Alma, considerado o primeiro álbum hip hop da autoria de uma banda portuguesa, onde se iniciou a transição de Inglês para Português como língua dominante.
3.º Capítulo foi a prova de fogo na carreira da banda. Neste primeiro registo editado pelo grupo para a EMI, Pacman revelou a sua capacidade como letrista, assinando um álbum assumidamente rap , de grande pessimismo, que conquistou o público português com o tema "Todagente", ainda hoje um dos temas mais simbólicos do grupo. O disco contou com a colaboração de diversos convidados, entre eles, Sam The Kid, Sanrise, Fernanda Freitas, João Gomes, Laurent Filipe e Sinde Filipe.
Entretanto, a banda regista alterações na sua formação, com a saída de Yen Sung, o único elemento feminino, e a entrada de Vírgul. No espaço compreendido entre o lançamento do 3.º Capítulo e a chegada do álbum seguinte, os Da Weasel colaboraram noutros projetos, tais como o disco de homenagem aos vinte anos de carreira dos Xutos & Pontapés, XX Anos XX Bandas, e a coletânea de música portuguesa Tejo Beat.
Em 1999, chegou às lojas o terceiro álbum de originais do grupo, Iniciação a uma Vida Banal - O Manual. Aclamado pela crítica e adorado pelo público, o disco marcou o regresso em força da banda à atividade discográfica e aos palcos portugueses. Este CD abandonou as perspetivas pessimistas que acompanhavam o trabalho da banda até então e acolheu uma visão mais positiva do quotidiano. A produção ficou a cargo do brasileiro Bid, responsável pela masterização do último trabalho de Chico Science.
O ano de 2001 foi marcado pela edição do novo álbum de originais no mês de dezembro, intitulado Podes Fugir mas não te Podes Esconder. O primeiro avanço, "'Tás na Boa", introduziu uma sonoridade mais rock ao grupo, sem abdicar das raízes do hip-hop, combinando-as com riffs elétricos de guitarra, sublinhando a agressividade dos temas. Esta canção serviu de mote à campanha de lançamento da rádio Nova Antena 3, no final do ano.
Envolvida em diversos espetáculos, percorrendo o país de lés a lés, a banda só pode regressar aos estúdios no final de 2003, para preparar a edição do trabalho seguinte de originais.
Em 2005, o sucesso do álbum seguinte, intitulado Re-Definições (2004), é alvo de vários prémios: discos de platina, dois Globos de Ouro para a melhor música e o melhor grupo, o prémio Best Portuguese Act da MTV, entre outros. No mesmo ano, após a cerimónia de entrega dos prémios MTV, realizada em Lisboa a 3 de novembro, a banda atuou no Olympia de Paris, a 11 do mesmo mês.
Como referenciar: Da Weasel in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 21:18:10]. Disponível na Internet: