DAB

Acrónimo de Digital Audio Broadcasting, ou Emissão de Audio Digital, o DAB também pode ser designado por rádio digital ou rádio de alta definição.
É o nome dado à tecnologia que permite a emissão de áudio convertido de um formato analógico para digital, através de uma frequência AM (Amplitude Modulation) ou, e mais frequentemente, FM (Frequency Modulation).
Inicialmente introduzida em 1995 no Reino Unido pela BBC, esta tecnologia vinha sendo desenvolvida desde a década de 1980, e permite transmitir e receber áudio com uma maior fidelidade e menor nível de ruídos, conseguindo, alegadamente, fazer chegar aos ouvintes um som com qualidade de CD na banda de frequências FM ou com qualidade FM na banda de frequências AM. No entanto, requer a existência de um recetor específico, preparado para receber e interpretar os sinais de áudio digital. Estes aparelhos incluem normalmente um pequeno ecrã onde podem ser exibidas em tempo real mensagens específicas enviadas pela emissora em conjunto com o áudio, como informação de trânsito, desportiva ou climatérica ou mesmo a programação dos conteúdos a transmitir pela estação de rádio. Pode também recorrer-se a uma placa de rádio, para receber a emissão através de um computador pessoal.
No emissor, o sinal áudio comprimido através de algoritmos que recorrem à tecnologia MPEG, e modulado por meio de codificações que permitem um esquema de divisão ortogonal das frequências.
Podendo suportar várias emissoras na mesma frequência, o Digital Audio Broadcasting permite expandir o número de estações de rádio a oferecer serviços na área coberta, e o sinal emitido é substancialmente menos suscetível a interferências externas, como as condições climatéricas.
O Reino Unido, que já em 2001 contava com mais de 50 serviços de Digital Audio Broadcast comerciais, foi o primeiro a colocar no ar esta tecnologia, mas em 2005 já existiam mais de 550 emissoras em todo o mundo a transmitir conteúdos por este sistema.
Distribuídos por vários países da Europa e da Ásia, pelo Canadá e pelos Estados Unidos da América, são já mais de 285 milhões as pessoas passíveis de usufruir do serviço DAB.
Como referenciar: DAB in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 14:46:02]. Disponível na Internet: