dacrídio

Designação comum de plantas arbustivas ou arbóreas do género Dacrydium, da família das Polocarpáceas, e que se distribui por cerca de 20 espécies que se encontram desde o sudeste da Ásia à Nova Zelândia.
As espécies do género Dacrydium são plantas dioicas, de folhas perenes e, geralmente, dimorfas. As flores masculinas, cones polínicos sésseis, têm disposição terminal a axilar. As sementes são nuciformes, normalmente solitárias.
Em Portugal cultiva-se a espécie Dacrydium cupressinum, cujas árvores possuem copa piramidal a arredondada, pode atingir os 20 ou 35 metros, com raminhos pendentes e casca acastanhada a acinzentada. As folhas jovens são de cor verde-clara, aciculares e as do tipo adulto são escamiformes e de menor tamanho. Os cones polínicos são de pequena dimensão e com disposição terminal. A semente, com 4 a 5 milímetros, é comprida e provida na base por uma pequena cúpula. Esta espécie é originária da Nova Zelândia, região onde é uma das espécies mais comuns e importantes.
Como referenciar: dacrídio in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-10 04:55:06]. Disponível na Internet: