Dafniídeos

Família de pequenos animais do filo dos artrópodes, da classe dos crustáceos, constituída por cerca de mil e duzentas espécies. Os animais desta família são crustáceos, na sua maioria de água doce, também conhecidos por pulgas-da-água devido ao seu movimento irregular. Apresentam no tronco apêndices branquiais achatados que estão na base de um mecanismo complexo de filtragem da água. Algumas espécies são marinhas podendo viver em zonas saturadas de sal. Não ultrapassam um centímetro de comprimento e apresentam uma carapaça bivalve.
Devido à sua alimentação geralmente fitófaga ou detritívora desenvolvem um trabalho de limpeza na água do seu meio natural. Os dafniídeos fêmeas podem-se reproduzir assexuadamente quando os machos são raros ou o tempo é muito seco. Os machos e a reprodução sexuada aparecem sempre que as condições do meio se deterioram. O acasalamento origina "ovos de resistência" que são protegidos por uma câmara específica. Só eclodem quando as condições ambientais são boas. No verão não existem dafniídeos fêmeas ovovivíparas.
As fêmeas reproduzem-se de geração em geração por partenogénese. Mas no outono as fêmeas originam machos e fêmeas que se acasalam entre si. As fêmeas fecundadas não põem mais que dois ovos de casca espessa que são colocados na sua bolsa dorsal incubadora. Estes "ovos de resistência" passam o inverno em vida dormente. Na primavera sai de cada um uma fêmea partenogenética e inicia-se um novo ciclo de vida.
Como referenciar: Dafniídeos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-09 02:50:54]. Disponível na Internet: