Dallas (série)

A série televisiva de ficção Dallas estreou nos Estados Unidos da América em abril de 1978 e veio a ser um sucesso a nível mundial, incluindo Portugal. O enredo da série andava à volta da família Ewing e serviu para alimentar episódios até 1990.
O programa, da CBS, começou a ser idealizado em 1977, numa altura em que as produtoras de televisão nos Estados Unidos da América tiveram de procurar estilos alternativos às então em voga séries policiais. O excesso de violência estava a ser combatido na televisão norte-americana. Optaram então por um drama passado no sul e, em janeiro de 1978, o elenco já estava a filmar no Texas. A ação de Dallas decorria essencialmente no rancho e nos escritórios dos Ewing, uma família abastada que se dedicava ao negócio do petróleo. As personagens principais eram Bobby Ewing, interpretado por Patrick Duffy, e JR Ewing, levado à cena por Larry Hagman, dois irmãos que lutavam pelo domínio dos negócios da família, nas mãos de Jock Ewing, fundador da companhia Ewing Oil. JR, casado com a ex-miss Texas Sue Ellen (Linda Gray), era considerado o mau da fita, enquanto que Bobby casou com Pamela, interpretada por Vitoria Principal, a filha do grande rival do pai. Miss Ellie (Barbara Bel Geddes), mulher de Jock e mãe de JR e Bobby, tentava manter a família dentro de algum equilíbrio e paz. Havia ainda um terceiro irmão, Ray, que se mantinha algo afastado da família e dos negócios e preferia dedicar-se ao rancho. Dallas, inicialmente, mantinha em simultâneo dois estilos, porque tanto tinha a história contínua como em cada episódio se passava uma outra aventura que começava e terminava ali. Com o passar do tempo, a produção acabou por privilegiar a primeira ideia. Houve vários momentos marcantes na série, nomeadamente quando JR foi alvejado a tiro, quando Ray Krebbs descobriu que era filho de Jock, ou quando ocorreu a morte de Jock. Mais tarde, JR e Sue Ellen divorciaram-se e, passado algum tempo, reconciliaram-se. O casamento de Bobby e Pamela passou por algumas adversidades quando ele entrou em competição com JR por causa da liderança da empresa Ewing. Um episódio aguardado com muita expectativa foi o do incêndio da mansão dos Ewing, Southfork, que depois viria a ser reconstruída. Marcante foi também a morte de Bobby Ewing, atropelado por uma irmã de Pamela, mas as audiências baixaram bastante porque o duelo dos dois irmãos era o que mais cativava os espectadores. Assim, Bobby acabou por reaparecer mais tarde, quando Pamela o encontrou no duche. Afinal, tinha sido tudo um sonho. De qualquer maneira a série nunca mais teve o sucesso inicial e, em 1990, foi cancelada definitivamente, ao fim de 356 episódios.
Como referenciar: Dallas (série) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 17:53:48]. Disponível na Internet: