DAP

Descarregar ficheiros da Internet é, frequentemente, um processo lento. Por vezes, as ligações são interrompidas a meio do processo, principalmente devido ao congestionamento das linhas. Apesar de as ligações de banda larga resolverem este tipo de problemas entre o utilizador e o seu ISP (Internet Service Provider), existem outros engarrafamentos na rede entre o ISP e o resto da Internet.
O DAP (Download Accelerator Plus) foi desenvolvido com uma tecnologia capaz de minimizar os constrangimentos causados pelas dificuldades das linhas de comunicação. Este software aumenta a velocidade do download e a fiabilidade do processo através da utilização de vários métodos, obtendo ganhos na ordem dos 200% aos 400%, de acordo com testes realizados.
Na Internet, um mesmo ficheiro pode estar hospedado em inúmeros mirror sites alojados nos servidores de Universidades e ISPs. Um mirror site é um Web site que contém cópias atualizadas de diferentes aplicações informáticas desenvolvidas por diferentes empresas que, também, as disponibilizam nos seus próprios Web sites. Os mirrors alojam, geralmente, as aplicações mais requisitadas, pelos cibernautas, para download. A vantagem da utilização de um mirror reside na sua localização geográfica, pois é mais rápido efetuar downloads de um servidor situado relativamente próximo do que do site original, que poderá estar a milhares de quilómetros de distância. Depois de instalado, o DAP fica totalmente integrado no Web browser. Quando o utilizador usa o Web browser para iniciar um processo de download de um ficheiro, o DAP apercebe-se de imediato e mostra uma lista de mirror sites determinando quais serão os mais rápidos para o utilizador. O utilizador escolhe então o site mais apropriado para efetuar o download dando início ao processo. O ficheiro começa a ser transferido em vários segmentos através de múltiplas conexões, aproveitando ao máximo a largura de banda contratada. No final, todos os segmentos são acoplados dando origem ao ficheiro completo.
As principais características desta aplicação incluem a capacidade de acelerar a transferência de ficheiros sob protocolos FTP (File Transfer Protocol), HTTP (HyperText Transfer Protocol) e HTTPS (HyperText Transfer Protocol Security), pausar e recomeçar downloads e recuperar downloads interrompidos por quebra nas linhas de comunicação.
O DAP é compatível com qualquer tipo de acesso à Internet, seja dial-up, cabo, DSL/ADSL(Digital Subscriber Line/ Asymmetric Digital Subscriber Line), linha T1, etc., assegurando ao utilizador a máxima performance da largura de banda disponível.
Como referenciar: DAP in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 03:28:28]. Disponível na Internet: