Dasiatídeos

Família de animais aquáticos de esqueleto cartilagíneo do filo dos Cordados, da classe dos Peixes cartilagíneos ou Condricties, da ordem dos Hipotrematos.
A uge, partinaca ou peixe-rato (Dasyatis pastinaca), é parecida com as raias verdadeiras e com os torpedos, mas constitui uma família, a dos Dasiatídeos. Destes peixes existem cerca de cem espécies diferentes, cujos pesos variam entre os setecentos gramas e os trezentos e cinquenta quilos.
A uge apresenta as barbatanas peitorais com os ângulos externos arredondados. A cauda é de comprimento igual a uma vez e meia o da cabeça e do tronco. Possui um espinho venenoso de bordo serrilhado. A face dorsal apresenta uma prega longitudinal. A parte dorsal é de cor cinzenta uniforme ou acastanhada.
A cabeça apresenta rostro ponteagudo. Os olhos são menores que os espiráculos que estão situados logo atrás. As barbatanas peitorais são desenvolvidas e arredondadas, as pélvicas são adjacentes. Não possui barbatanas dorsais.
Os Dasiatídeos têm habitat no substrato arenoso ou lodoso. Enterram-se, muitas vezes, parcialmente. Distribuem-se pelo Oceano Atlântico, Canal da Mancha, sul do Mar do Norte e raramente Báltico. A espécie Dasyatis partinaca é uma espécie vivípara. O espinho caudal está associado a uma vesícula cujo veneno é extremamente doloroso, mas não mortal, para os humanos.
Como referenciar: Dasiatídeos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-05-11 05:04:38]. Disponível na Internet: