DAT

Sigla composta pelas iniciais de Digital Audio Tape, ou fita de áudio digital é um tipo de cassete de fita magnética utilizado para armazenar e reproduzir áudio em formato digital. Embora inicialmente destinado ao uso generalizado, este tipo de sistema começou, posteriormente, a ser empregue sobretudo para fins profissionais, como a gravação de masters de áudio ou bandas sonoras de filmes, ou ainda para backup de dados informáticos digitais.
Desenvolvida pela Sony durante os finais da década de 1970, altura em que começaram a aparecer as primeiras versões para uso profissional, foi lançada no mercado para uso generalizado em 1987, pela mesma empresa.
De aspeto similar ao de uma cassete áudio comum, a Digital Audio Tape tem no entanto cerca de metade do tamanho, com 73 milímetros de largura, por 54 de altura e 10,5 milímetros de espessura. A DAT contém uma fita magnética de quatro milímetros capaz de ser gravada e reproduzida de forma digital, sem recorrer à compressão de dados, ao contrário do que acontece no caso de outros suportes, como o MiniDisc.
Assim, no caso de ser utilizada para copiar dados de uma outra fonte digital, a DAT é capaz de reproduzir um clone perfeito, retendo a totalidade do sinal original.
O sistema DAT permite normalmente a gravação em quatro modos possíveis: 32 kHz a 12 bits, e 32 kHz, 44.1 kHz, ou 48 kHz a 16 bits, com dois canais de áudio estéreo, ou, em alguns casos, até quatro canais a 32 kHz.
Existem, no entanto, aparelhos que permitem a gravação o até 96 kHz e 24 bits.
A capacidade da cassete DAT está diretamente relacionada com a qualidade de gravação, pelo que quanto maior a qualidade, menor será o tempo de áudio armazenado; a título de exemplo, uma cassete de três horas é capaz de suportar até seis horas de áudio a 32 kHz e 12 bits, mas apenas 90 minutos se gravada a 96 kHz e 24 bits.
A fita recorre a subcódigos digitais com que marca o início e final de cada pista, para assim permitir uma indexação e procura rápidas do que se pretende.
Sendo um meio de armazenamento digital, podem também ser utilizadas como suporte de alta capacidade para efetuar cópias de segurança a partir de computadores, caso em que podem guardar até um gigabyte de dados.
Como referenciar: DAT in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 00:35:41]. Disponível na Internet: