Dave Barry

Escritor e jornalista humorista norte-americano, David Barry nasceu no ano de 1947, em Armonk, uma pequena cidade no estado de Nova Iorque. Oriundo de uma família da classe média, frequentou a Escola Secundária de Pleasantville, na Filadélfia, até 1965, altura em que ingressou no Haverford College, onde concluiu o curso de Estudos Ingleses, em 1969.
Começou nesse mesmo ano a trabalhar para o jornal Daily Local News de West Chester, no estado da Pennsylvania, abandonando em 1975 o seu cargo como colunista para se tornar consultor de Escrita Comercial numa empresa cuja atividade era formar indivíduos para utilizar esse meio de comunicação ao serviço das grandes companhias. Muitas das obras que viria a produzir posteriormente seriam influenciadas por esta experiência.
Em 1983, não só foi contratado pelo Miami Herald, onde passou a colunista humorístico, como publicou o seu primeiro livro, com o título The Taming of the Screw: Several Million Homeowner's Problems (1983). Seguiram-se outras obras em que Barry demonstrava um sentido de ironia considerado como quase juvenil, Babies and Other Hazards of Sex (1984), ou comicamente prescritivos, como Stay Fit and Healthy Until You're Dead (1985) ou Claw Your Way to the Top: How to Become the Head of a Major Corporation in Roughly a Week (1986). Em 1983 foi contratado pelo Miami Herald, onde passou a colunista humorístico e, em 1988 foi galardoado com um Prémio Pulitzer na categoria de comentário. Publicou então algumas obras humorísticas, como Dave Barry Slept Here: A Sort of History of the United States (1989), Dave Barry's Complete Guide to Guys (1996) e Dave Barry Turns 50 (1998).
Em 1999 publicou o seu primeiro romance, Big Trouble, que constituiu uma novidade por combinar os géneros do suspense com a comédia. Repetiu o sucesso conseguido ao publicar em 2002, Tricky Business.
Apesar de ter sido na altura considerado pelo New York Times como "o homem mais engraçado da América", Dave Barry utilizou o seu humor como uma forma de crítica político-social, chegando a dirigir ataques irónicos à administração de Washington.
Como referenciar: Dave Barry in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-20 03:43:46]. Disponível na Internet: