David Carradine

Ator norte-americano, John Arthur Carradine nasceu a 8 de dezembro de 1936, em Hollywood, Califórnia, tendo falecido a 4 de junho de 2009, aos 72 anos, em Banguecoque. Filho do ator famoso John Carradine e irmão de outros atores como Keith Carradine, Robert Carradine e meio-irmão de Michael Bowen.
Estudou música e composição no Colégio de São Francisco e, pouco tempo depois, descobriu a sua paixão pela representação. Anos mais tarde, arranjou trabalho como ator na Broadway, onde representou as peças The Deputy e The Royal Hunt of the Sun.
No cinema, a sua carreira começou em 1964 com o western Taggart (Cinco Mil Dólares Morto ou Vivo), protagonizando também a série televisiva Shane, em 1966, que não durou muito tempo. Em 1972, foi escolhido para contracenar com Barbara Hershey em Boxcar Bertha (Uma Mulher da Rua), do realizador Martin Scorsese. Nesse mesmo ano, encarnou a personagem de Kwai Chang Caine na série de enorme sucesso Kung Fu, que durou três anos e que lhe trouxe fama internacional e uma nomeação para o Emmy de Melhor Ator. Voltou a colaborar com Martin Scorsese num pequeno papel em Mean Streets (Cavaleiros do Asfalto, 1973), ao lado de Robert de Niro e Harvey Keitel, e, em 1975, estreou-se atrás das câmaras com You and Me onde também atuou. Em 1976, protagonizou o filme de ação Cannonball (Cannonball - A Grande Competição), onde interpreta o papel de Coy "Cannonball" Buckman. No mesmo ano, recebeu o prémio de Melhor Ator pelo National Board of Film Review e foi nomeado para o Globo de Ouro por aquele que é considerado o seu melhor papel, o de Woody Guthrie, um dos grandes cantores de música folk, no filme biográfico Bound for Glory (O Caminho da Glória), de Hal Ashby.
No ano seguinte, entrou no filme de Ingmar Bergman The Serpent's Egg (O Ovo da Serpente) e, em 1978, atuou em Gray Lady Down, ao lado de Charlton Heston, e em Circle of Iron (O Círculo de Ferro). Em 1980, fez de Cole Younger, no western de Walter Hill The Long Riders (O Bando de Jesse James), pelo qual foi bastante elogiado. Em 1981, atuou e realizou Americana e ganhou o prémio do público no Festival de Cannes para a Noite do Realizador.
Recebeu a segunda nomeação para o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator Secundário pela sua interpretação do terrível Justin LaMotte, na mini-série televisiva North and South (Norte e Sul, 1985).
Destaque ainda para a sua participação no filme para televisão Kung Fu: The Movie (1986), e em Armed Response (A Selva de Jade, 1986); na comédia Bird on a Wire (Na Corda Bamba, 1990), ao lado de Mel Gibson e Goldie Hawn; e novamente na série Kung Fu: The Legend Continues, em 1992, onde voltou a representar o papel de Caine. Mais tarde, Carradine interpretou um dos seus melhores papéis até à data: Bill "Snake Charmer" em Kill Bill: Vol. 1 (2003) e Kill Bill: Vol. 2 (2004), do ícone de culto Quentin Tarantino.
Como referenciar: David Carradine in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 00:38:56]. Disponível na Internet: