Artigos de apoio

David Hurn
Fotógrafo e fotojornalista inglês, David Hurn nasceu em 1934, em Inglaterra. É um dos mais reconhecidos fotojornalistas britânicos, destacando-se especialmente pela forma única como consegue desvendar a ambiguidade das experiências humanas nas suas fotografias.
Hurn encara a fotografia como um instrumento, um veículo para exprimir ou transmitir emoções, vendo a apenas como um meio para alcançar um fim. As fotografias de Hurn têm o mérito de conseguir transportar nos para os bastidores da cena, através de ângulos inesperados, dando-nos um novo olhar de uma situação que, à partida, nos pareceria comum - para além de o conseguir fazer, por vezes, até com algum sentido de humor.
David Hurn iniciou-se na fotografia em 1955, como assistente na agência Reflex, em Londres.
Enquanto frequentava a Academia Militar de Sandhurst, descobriu numa revista uma série de fotografias de Henri Cartier Bresson sobre a União Soviética e sentiu-se fascinado. As imagens de Bresson revelavam pessoas comuns, russos no seu dia a dia, muito diferentes da imagem projetada naquela época, em plena Guerra Fria.
Em 1956, quando se soube em Londres que estava a decorrer a revolução húngara, tomou a decisão, que lhe viria a mudar o rumo da sua vida: comprou uma câmara fotográfica em segunda mão, um par de lentes, e partiu rumo à Hungria à boleia. Seriam precisamente as fotografias tiradas aos populares nas ruas durante este momento histórico que o projetariam para a fama e reconhecimento internacional.
A sorte estava do seu lado: Hurn encontrou um jornalista da revista Life, que se encontrava também na Hungria e que precisava de fotografias para ilustrar a sua reportagem. Foi a partir deste momento que a sua carreira como fotógrafo começou. As fotografias acabariam por ser publicadas na Life, bem como em outras publicações internacionais.
David Hurn foi membro da agência Magnum durante mais de trinta anos. Dirigiu durante vários anos a Escola de Fotografia Documental, no País de Gales, e o seu trabalho foi por várias vezes agraciado com prémios e distinções várias.
Como referenciar: David Hurn in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-26 04:57:54]. Disponível na Internet: