David Letterman

Apresentador de televisão e comediante norte-americano, nascido a 12 de abril de 1947, em Indianapolis, Indiana, ganhou projeção com o programa Late Night e, posteriormente, com o Late Show.
David Letterman estudou rádio e televisão na Universidade de Ball State, onde obteve um bacharelato em telecomunicações em 1969.
Começou por trabalhar em diversas rádios de Indianapolis e depois foi apresentador geral e do boletim meteorológico no canal de televisão local WTHR. Também apresentou programas infantis e sobre cinema. Depois de vários anos a trabalhar em estações de rádio ou de televisão locais, David Letterman mudou-se, em 1975, para Los Angeles, onde começou por atuar na Comedy Store, um clube de stand-up comedy, ao mesmo tempo que escrevia argumentos para séries humorísticas. Entretanto começou a aparecer em sketches humorísticos no programa The Tonight Show, de Johnny Carson. A partir de 1978 tornou-se convidado regular de Johnny Carson, até que em 1980 passou a ter um programa próprio, o David Letterman Show, na NBC, canal privado nacional, que era transmitido de manhã. Apesar da crítica ter elogiado o programa, as fracas audiências ditaram que só durasse três meses. Mesmo sim, Letterman conseguiu dois Emmy, importante prémio televisivo, para melhor anfitrião e melhor argumentista. A NBC resolveu continuar a apostar em David Letterman e proporcionou-lhe apresentar um programa noturno, o Late Night with David Letterman, que estreou em 1982. Tornou-se um programa muito popular entre a população jovem e era transmitido imediatamente a seguir ao The Tonight Show.
Entretanto, Johnny Carson abandonou o The Tonight Show e Letterman pretendia ocupar o seu lugar, mas este acabou por ser oferecido a Jay Leno, comediante que era convidado regular de Letterman. Desiludido, em 1993 Letterman acabou por se mudar para a CBS, outro canal nacional privado, para apresentar um programa, o Late Show, concorrente direto de Jay Leno. Nos primeiros 18 meses, o Late Show de Letterman teve mais audiências do que o Tonight Show de Leno, mas, desde então, o segundo passou definitivamente para a liderança.
Em 1995 foi convidado para apresentar a cerimónia de entrega dos Óscares, o mais importantes galardão da indústria do cinema. Contudo, não agradou à crítica e não repetiu a experiência.
Posteriormente, devido a problemas de saúde, Letterman recorreu mais vezes a apresentadores convidados, como Elvis Costello, John McEnroe, Will Ferrell e Adam Sandler.
Como referenciar: David Letterman in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-16 00:58:20]. Disponível na Internet: