David Mamet

Dramaturgo, argumentista e realizador norte-americano, David Mamet Weisz nasceu em Chicago, a 30 de novembro de 1947. Licenciou-se em Literatura pela Universidade local e começou a colaborar em jornais com artigos de opinião. Ao mesmo tempo, começou a escrever peças de teatro: as suas primeiras foram American Buffalo (1976), The Duck Variations e Sexual Perversity in Chicago (1977). A sua primeira peça transposta para televisão foi A Life in the Theatre, em 1979. Elaborou também alguns episódios para a série Hill Street Blues (A Balada de Hill Street, 1981), antes de ter sido convidado pelo realizador Bob Rafelson para fazer a adaptação cinematográfica da obra de James M. Cain The Postman Always Rings Twice (O Carteiro Toca Sempre Duas Vezes, 1981). Mamet permaneceu fiel ao romance, mas a irregular qualidade de direção de Rafelson não ajudou à carreira comercial do filme. No ano seguinte, foi nomeado para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado por The Verdict (O Veredito, 1982), mas perdeu para Costa Gavras por Missing (Desaparecido, 1982). Nos anos seguintes, dedicou-se à dramaturgia, antes de ter sido convidado por Brian de Palma para assinar o guião de The Untouchables (Os Intocáveis, 1987). Tentado pela realização, escreveu e dirigiu House of Games (Jogo Fatal, 1987). Neste thriller, Lindsey Crouse (esposa de Mamet) interpreta o papel de uma psiquiatra que se deixa enredar num jogo perpetrado por um dos seus pacientes (Joe Mantegna). O filme recebeu boas críticas, o que levou Mamet a enveredar por novo projeto: Things Change (As Coisas Mudam, 1988), uma comédia liderada pelo veterano Don Ameche que representa um sapateiro italiano que aceita servir de bode expiatório por um assassinato de autoria mafiosa. Nestes dois títulos, Mamet foi elogiado pela qualidade e ritmo dos diálogos, situação a que não foi alheio o facto de Mamet utilizar um metrónomo durante os ensaios dos atores. Após o fracasso comercial de Homicide (Homicídio, 1991), regressou à dramaturgia, tendo vencido o prémio Pulitzer por Glengarry Glen Ross (Sucesso a Qualquer Preço, 1992), que foi adaptado para cinema pelo próprio Mamet. Assinou ainda o guião de Hoffa (1992) antes de voltar a enveredar pela realização com Oleanna (1994), um drama protagonizado por William H. Macy no papel de um professor frustrado que se envolve romanticamente com uma estudante. De entre os seus trabalhos como realizador destacam-se ainda The Spanish Prisioner (1998), The Winslow Boy (1998), State and Main (1998) e The Heist (O Golpe, 1999), para além de ter prosseguido a sua carreira de argumentista, elaborando os guiões de Ronin (1998) e de Hannibal (2001). Escreveu ainda peças de teatro como Speed-the-plow (1988), Bobby Gould in Hell (1989), The Cryptogram (1995), Boston Marriage (1999), entre outras.
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