Artigos de apoio

David Octavius Hill
Fotógrafo escocês, nasceu em Perth, em 1802, sendo o oitavo filho - o que explica a escolha do nome Octavius - de um livreiro local.
Começou por ser um pintor de paisagens e aos 19 anos publicou um conjunto de paisagens impressas através de um processo litográfico.
Em 1826 é um dos fundadores da Academia Real Escocesa. Envolve-se também na criação da Galeria Nacional da Escócia (1850), onde expôs cerca de trezentos dos seus retratos paisagísticos.
Mas foi ao lado de Robert Adamson que Hill registou alguns daqueles que seriam considerados os melhores retratos do século XIX.
Em 1843 dispôs-se a pintar um quadro conjunto de todos os clérigos que participavam no movimento de rutura com a Igreja escocesa verificada nesse mesmo ano. Assim, na primeira assembleia geral do movimento Free Church of Scotland, e na impossibilidade de reunir os cerca de 500 participantes para um retrato conjunto, decidiu recorrer à ajuda técnica de Adamson para fotografá-los através do método de calotipo, patenteado por Fox Talbot em Inglaterra. A composição final só ficaria pronta cerca de trinta anos mais tarde.
Depois desta primeira experiência, Hill continua a trabalhar com Adamson empregando o método de calótipo. Assim, e ao longo de vários anos, produzem cerca de um milhar de retratos da aristocracia local, de pescadores, de soldados, bem como fotografias de paisagens.
A maior parte dos calótipos produzidos por esta dupla de pioneiros na fotografia são bom exemplo de composição e do uso de luz e sombra, o que lhes confere um estatuto artístico - especialmente se tivermos em conta a época em que foram produzidas.
Em 1847, já doente, Adamson acabaria por deixar de colaborar com Hill. Morria em 1848, com apenas 27 anos de idade, e embora Hill continuasse a fotografar, os seus trabalhos não atingiriam o mesmo nível de qualidade que possuíam quando ainda colaborava com o seu parceiro.
Como não voltou a encontrar um parceiro à altura de Adamson, acabaria por dedicar-se novamente à pintura.
David Hill morreu a 17 de maio de 1870, em Edimburgo.

Como referenciar: David Octavius Hill in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-23 13:23:32]. Disponível na Internet: