De La Soul

Banda rap norte-americana, formada em Long Island, no ano de 1987, por Posdonous (Kelvin Mercer), Trugoy The Dove (David Jude Joliceur), e Pasemaster Mase (Vincent Mason). Em 1989 editam o seu álbum de estreia, 3 Feet High and Rising. Foram considerados visionários do futuro do hip hop, pela originalidade conferida ao trabalho através da inteligência das rimas. Numa altura em que a maioria das bandas de hip hop seguia diretamente o caminho delineado pelos Public Enemy, os De La Soul apresentaram uma proposta mais eclética, que construiu uma ponte entre géneros tão distantes como o soul, o funk, o jazz, o pop e o reggae. A renovação apresentada pelo trio, valeu-lhe a aclamação da crítica no momento de arranque. O registo foi líder das tabelas de R&B nos Estados Unidos, em grande parte devido ao êxito "Me, Myself and I", que lhe proporcionou a conquista do estatuto de disco de ouro.
A popularidade dos De La Soul aumentou também devido a um processo que lhes foi interposto pelos Turtles, pelo facto de terem incluído, sem autorização expressa, um sample deles, intitulado "You Showed Me", na faixa "Transmitting Live from Mars", incluída em 3 Feet High and Rising. Os Turtles ganharam o caso, e a decisão teve consequências não só para os De La Soul, mas também para o rap em geral. A partir de então, todos os samples incluídos em álbuns tiveram de ser legalmente autorizados antes da sua edição, o que provocou o atraso do lançamento de uma série de álbuns, caso do segundo álbum do grupo, intitulado De La Soul is dead. (1991). O disco não foi tão bem acolhido pela crítica, graças ao seu registo mais negro e introspetivo. Apenas o tema "Ring Ring Ring (Ha Ha Hey)" conseguiu atingir um êxito relativo.
O terceiro álbum chegou às lojas em 1993. Intitulado Buhloone Mindstate, apresentou um som mais pesado e mais funk. Ao contrário do trabalho anterior, Buhloone Mindstate recebeu o aplauso da crítica, mas não conseguiu figurar durante muito tempo nas tabelas de vendas. Em 1996 surge Stakes is High que, à semelhança do trabalho anterior, foi aclamado pela crítica, mas não encontrou grande acolhimento por parte do público.
Em 2000, os De La Soul editaram o primeiro de uma série de três álbuns, Art Official Intelligence: Mosaic Thump, que em janeiro de 2002 foi sucedido pela segunda parte da coleção "AOI", intitulada Bionix. No álbum participaram, ao lado de Posdonous, Trugoy e Maseo, convidados como B-Real (dos Cypress Hill), Slick Rick e Devin the Dude. Em 2003, foi editada uma coleção de singles da banda, intitulada Timeless: The Singles Collection.
Como referenciar: De La Soul in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-21 18:40:13]. Disponível na Internet: