De Olhos Bem Fechados

Drama erótico coproduzido entre os EUA e o Reino Unido em 1999 e realizado por Stanley Kubrick. Intitulado originalmente Eyes Wide Shut, contou com as interpretações de Tom Cruise, Nicole Kidman, Sydney Pollack, Marie Richardson, Todd Field e Alan Cumming. O argumento foi escrito por Stanley Kubrick e Frederic Raphael, adaptando o romance Traumnovelle (A História de Um Sonho, 1926) de Arthur Schnitzler.
A história analisa as tensões conjugais num sofisticado casal nova-iorquino. William Harford (Tom Cruise) é um médico atormentado pela ideia da possível infidelidade da mulher Alice (Nicole Kidman) - que lhe confessara ter-se arrependido de não ter tido uma relação extramarital com um oficial da marinha que conhecera em tempos e por quem tinha sentido uma forte atração. Transtornado, William inicia uma deambulação pela noite de Nova Iorque, começando por visitar a família de um paciente recém-falecido. Depois, procura ter relações sexuais com uma prostituta, mas no último momento é impedido por uma chamada da mulher. Mais tarde, acaba por reencontrar um velho amigo, Nick (Todd Field), que lhe conta sobre uma festa sexual secreta onde terá que tocar piano de olhos vendados. Aliciado, William consegue obter dele o código de acesso à festa ("Fidelio", nome de uma ópera de Beethoven) para a qual era necessário ir mascarado e trajado. Conseguida a indumentária, William entra numa mansão onde um homem de vermelho seleciona mulheres nuas para diversos parceiros. Uma das mulheres aproxima-se de William e avisa-o para o perigo que corre, mas ele fica e assiste a uma orgia. Interpelado pelo homem de vermelho acerca de um segundo código de acesso, William é desmascarado, mas a mulher que o avisara sacrifica-se para o salvar. No dia seguinte, tenta saber mais sobre aquelas estranhas pessoas, mas não consegue encontrar Nick e recebe um bilhete avisando-o para não vasculhar mais sobre o assunto. Entretanto, lê no jornal sobre a morte de uma modelo que ele julga ser a sua salvadora. Vai à morgue ver o corpo e o seu amigo Victor Ziegler (Sydney Pollack) confirma tratar-se da mesma pessoa, mas diz-lhe ser apenas uma drogada que morreu de "overdose". Chegado a casa, William encontra a sua máscara - que desaparecera - na sua almofada ao lado de Alice.
De Olhos Bem Fechados foi um dos filmes mais aguardados de sempre. Por um lado, pelo seu mítico realizador e pela escassez de trabalhos que apresentava na parte final da carreira - foi o seu último filme, acabado imediatamente antes de falecer. Por outro, pelo interminável período de filmagens - cerca de 15 meses - e respetivo secretismo. Circulavam diversos rumores sobre o argumento, o mais frequente dos quais era que se tratava da história de um casal de psiquiatras que se relacionavam sexualmente com os seus pacientes. Finalmente, por ser protagonizado pelo casal mais badalado do mundo na altura: Cruise e Kidman. O conteúdo sexual do filme causou também polémica com a decisão do estúdio - Warner Bros - de tratar digitalmente uma sequência mais explícita para conseguir uma classificação etária que lhe permitisse no mercado americano uma estreia de maior escala.
À margem das polémicas, o último filme de Stanley Kubrick é uma desconcertante parábola sobre o desejo, os mecanismos da fidelidade e o autoconhecimento, um fascinante mergulho numa realidade em que o físico e o mental se entrelaçam num todo homogéneo.
Como referenciar: De Olhos Bem Fechados in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-19 03:32:24]. Disponível na Internet: