decibel

O decibel, cujo símbolo é dB, é a décima parte de 1 bel (em homenagem ao físico inglês Graham Bell, 1847-1922). Consiste numa unidade de medida sem dimensões para a atenuação, amplificação ou para o valor absoluto, comparada com um valor de referência, de uma tensão, uma corrente, uma potência ou uma intensidade de um som.
A unidade de medida decibel exprime estes valores mediante logaritmos decimais, o que se encontra de acordo com o aspeto logarítmico de inúmeros processos físicos, como, por exemplo, na acústica a sensação de intensidade de som no ouvido.
A referida medida, expressa em logaritmos naturais, denomina-se por neper. A relação que define esta grandeza é válida em toda a generalidade: D = lg E1/E2 (D atenuação, E1 energia antes, E2 energia depois do meio atenuante).
Como a intensidade dos sons é muito variável e a sensibilidade do ouvido humano é grande, usa-se geralmente uma escala para exprimir o nível de intensidade sonora ou nível sonoro. Este mede-se em decibel. Nesta escala o limiar inferior de audição corresponde a 0 dB e o limiar de tolerância auditiva corresponde a 120 dB.
Como referenciar: decibel in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-08 18:45:22]. Disponível na Internet: