Deftones

Banda rock norte-americana, formada em Sacramento no ano de 1988, por Chico Moreno (voz), Stephen Carpenter (guitarra), Chi Cheng (baixo) e Abe Cunningham (bateria). A banda começou a tocar nos bares locais e, depois de acolher diversos baixistas, acabou por aceitar Chi Cheng. Gravaram uma demo com quatro temas e conseguiram um contrato com a editora de Madonna, a Maverick. Contando com a produção de Terry Date (produtor de Soundgarden e Pantera), o álbum de estreia, Adrenaline, chegou às lojas em outubro de 1995. Apesar de o disco não ter sido um êxito, o grupo foi conquistando os seus seguidores, de forma gradual, e abrindo espetáculos de Ozzy Osbourne, das L7 e dos Korn. Paulatinamente, o disco chegou às 200 000 cópias, abrindo algumas expectativas para o registo seguinte. Entretanto, as participações nas bandas sonoras de The Crow: City Of Angels e Escape From LA, valem ao grupo alguma visibilidade, preparando o público para a edição de Around the Fur, em 1997. O primeiro single extraído do álbum, "My own summer (shove it)", esteve bastante tempo em airplay na rádio e na MTV. O grupo tornou-se um quinteto, juntando-se-lhe um teclista, Frank Delgado.
Em 1999, os Deftones lançam um EP ao vivo, intitulado Live. Esta edição destinou-se apenas a preencher o tempo em que a banda esteve entregue aos trabalhos de estúdio do terceiro álbum. Editado no ano seguinte, White Pony entra diretamente para o terceiro lugar da tabela de álbuns da revista norte-americana Billboard e garantiu aos Deftones os maiores momentos de sucesso da sua carreira. Os Deftones estabeleceram-se como uma das primeiras bandas alternativas de metal . Combinando elementos do punk, pop e hip-hop, com o metal tradicional, a banda conseguiu criar um som inovador e único, mantendo-se, ao mesmo tempo, acessível para a maioria dos ouvintes de música.
Ainda no ano 2000, Moreno participa num projeto paralelo, juntamente com Mike Patton (vocalista dos Faith No More) e Melissa Auf Der Maur (baixista dos Hole), chamado Team Sleep.
Os Deftones voltam ao estúdio, de novo na companhia do produtor Terry Date. O quarto álbum da banda, muito aguardado pelos fãs e pela crítica, aparece apenas em 2003, com o título Deftones. Ainda que afastado do sucesso do seu antecessor, o registo reforça o mediatismo da banda, especialmente graças ao single "Minerva". No seguimento, o quinteto parte em digressão com os Metallica e os Linkin' Park, na tournée "Summer Sanitarium".
Como referenciar: Deftones in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-26 12:01:07]. Disponível na Internet: