Dell

A Dell é companhia fundada em 1984 com apenas 1000 dólares e com uma ideia sem precedentes na indústria dos computadores: vender sistemas informáticos diretamente aos consumidores. Tem por presidente e CEO (chefe executivo) o seu próprio fundador - Michael S. Dell.
Esta empresa é uma das principais, a nível mundial, no fabrico de infraestruturas de tecnologias de informação e de Internet. O modelo de mercado adaptado, desde a sua fundação, é o modelo de negociação direta com os clientes finais. De acordo com a empresa, esta política permite compreender melhor as necessidades dos seus clientes e providenciar-lhes as mais eficientes soluções informáticas. Este modelo elimina a necessidade de retalhistas que acarretam perdas de tempo e aumentam o preço final do produto.
O primeiro computador Dell, o Turbo, foi apresentado em 1985 e incorporava um processador Intel 8088 a 8 Mhz. O primeiro computador portátil marca Dell é apresentado em 1991. O sucesso da empresa foi tanto que a Dell entra no mercado bolsista em 1988 com 3,5 milhões de ações a 8,5 dólares cada. A Dell continua a melhorar e expandir os fundamentos competitivos do modelo direto ao aplicar todos os recursos da Internet no seu negócio. A companhia foi líder na migração comercial para a Internet, tendo sido, no início de 1997, a primeira companhia do Mundo a registar um milhão de dólares em vendas online por dia. Nesse mesmo ano atingiu os 4 milhões diários. No ano 2000, as vendas na Internet atingiram os 50 milhões de dólares diários e a empresa tornou-se no número 1 mundial na venda de workstations. Ainda no decorrer de 2000, a Dell apresenta os seus servidores Power App e vende o seu servidor Power Edge n.° 1 000 000.
O computador número 10 milhões foi vendido em 1997, ano em que a companhia apresentou a sua primeira workstation. No ano seguinte, 1988, a Dell apresenta o Power Vault - unidade de armazenamento de dados.
A empresa tem, desde 1994, um site na Internet - www.dell.com - e adicionou-lhe, em 1996, a capacidade de e-commerce (comércio eletrónico). O Web site da companhia está inteiramente alojado num servidor Dell Power Edge e recebeu, no primeiro trimestre de 2002, 840 milhões de acessos, em 82 países, em 21 línguas/dialetos, tendo efetuado transações comerciais em 40 moedas diferentes.
Em 18 anos, as vendas da Dell cresceram de 6 milhões para 31,2 biliões de dólares. Desde que a sua primeira subsidiária internacional abriu no Reino Unido, em 1987, a companhia abriu escritórios comerciais em todo o Mundo e os seus cerca de 34 600 empregados servem consumidores de todo o Globo.
A sede da Dell situa-se em Austin, no estado do Texas, a sua cidade natal. Ainda no Texas, fica situada a Dell Americas, unidade regional de negócios para os EUA, Canadá e América Latina. A companhia tem ainda sedes regionais em Bracknell, na Inglaterra, para tratar de negócios com a Europa, Médio Oriente e África; em Singapura para servir a Ásia do Pacífico; e em Kawasaki, no Japão, para servir o mercado japonês. As unidades de fabrico desta empresa estão dispersas por seis localidades: Austin (Texas), Nashville (Tenesse), Eldorado do Sul (Brasil), Limerick (Irlanda), Penang (Malásia) e Xiamen (China).
Como referenciar: Dell in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 02:20:20]. Disponível na Internet: