dendezeiro

Designação comum de plantas do género Elaeis e da família das Arecáceas.
O dendezeiro Elaeis guineensis, também vulgarmente designado dendenziano, palmeira-dendém, palmeira-andim, palmeira-do-azeite ou palmeira-do-óleo, é uma palmeira de espique simples, folhas penatissetas, grandes, dispostas em coroa terminal.
As flores são monoicas reunidas em espádices interfoliáceas, unissexuadas, densamente ramificadas - as masculinas com seis estames e as femininas com ovário trilocular. Os frutos são óvoides drupáceos, densamente aglomerados, de cor vermelha, alaranjada ou amarela, protegidos por brácteas e de mesocarpo esponjoso oleoso. O caroço é ósseo e a semente é ovoide, com albúmen oleaginoso.
É uma planta com grande importância económica, pois de entre as oleagionosas é aquela em que o rendimento em óleo é mais elevado. Obtém-se do dendezeiro dois tipos de óleo, um extraído da polpa do fruto denominado óleo de palma e outro extraído da semente denominado coconote. Os dois óleos são utilizados na indústria e na alimentação.
É uma planta originária da zona tropical da África Ocidental e Central. Desde a Antiguidade, é cultivada pelos povos indígenas. Foi introduzida no Brasil pelos portugueses.
Como referenciar: dendezeiro in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-24 12:01:25]. Disponível na Internet: