densidade relativa

A densidade relativa é uma propriedade física intensiva. É característica de cada substância. A sua determinação contribui para a identificação de substâncias desconhecidas, comparando o valor encontrado experimentalmente com os valores existentes em tabelas.
A densidade relativa de uma substância X em relação a uma substância Y é representada pelas letras dr e pode ser definida como o quociente entre as massas volúmicas de X e Y.
É normal relacionar-se, na determinação de densidades relativas, a massa volúmica de sólidos e líquidos (X) com a massa volúmica da água destilada a 4 ºC (Y), uma vez que esta massa tem o valor unitário (1,00 000 g/cm3). A massa volúmica dos gases (X) é relacionada com a massa volúmica do ar atmosférico ou do hidrogénio (Y), nas condições normais de pressão e temperatura (1 atm; 0 ºC).
A densidade relativa é uma grandeza adimensional e sempre que não são referidas condições especiais de operação, relaciona-se com a água destilada a 4 ºC e 1 atm, uma vez que para valores diferentes de temperatura a massa volúmica varia. Por este motivo, é importante que sempre que se estiver a efetuar determinações se faça referência à temperatura e à pressão de operação.
Como referenciar: densidade relativa in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-01 03:55:10]. Disponível na Internet: