dental

Tipo de consoante definida em relação ao seu ponto de articulação. Uma consoante dental é uma consoante em cuja articulação intervêm os dentes, especificamente os incisivos superiores, que constituem um dos articuladores passivos envolvidos na articulação da fala.
Há, em português, um grupo de consoantes fricativas classificadas como labio-dentais (que correspondem a [f] e [v]), por serem articuladas com uma elevação do lábio inferior que se aproxima dos incisivos superiores, resultando deste último articulador a designação de dentais.
Muitos autores hesitam entre a classificação de 'alveolar' ou de 'dental', umas vezes distinguindo-as, outras vezes preferindo uma das designações em detrimento da outra, atribuindo assim muitas vezes a classificação de consoante dental ao que muitos outros consideram como consoantes alveolares. Numa aceção lata, poder-se-á assim considerar como dentais as consoantes oclusivas [t], [d], [n], as consoantes líquidas [l] e [r].
Como referenciar: dental in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-21 00:40:44]. Disponível na Internet: