descoloração

A descoloração consiste num processo de que resulta a perda da cor por parte de uma substância.
Na indústria de curtumes à necessidade de eliminar das peles curtidas a cor vermelho-pardo dada pelas substâncias tanínicas de má qualidade, podendo-se evitar este processo, que pode prejudicar os couros, mediante a utilização de extratos tanínicos descorados.
Utilizam-se como descorantes a água oxigenada, o amoníaco, o anidrido sulfuroso e a água, entre outros. Na indústria do vidro, o caso mais frequente é o de eliminar a coloração produzida pelo óxido de ferro. O óxido de ferro divalente tinge o vidro com uma forte coloração verde-azulada e o óxido de ferro trivalente de uma leve coloração verde-amarelada.
A descoloração pode ser realizada através de meios químicos ou físicos.
A descoloração química consegue-se por separação do oxigénio que se forma durante o processo de fusão, com o qual o ferro passa a ter grau de oxidação III.
Os processos físicos são utilizados nos casos de elevado teor em ferro. Adicionam-se compostos de selénio, manganésio, cobalto ou níquel, quase sempre combinados, à massa fundente. Aqueles compostos provocam o aparecimento da cor complementar à cor dada pelo óxido de ferro.
Como referenciar: descoloração in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 14:41:57]. Disponível na Internet: