Deserto de Atacama

Deserto localizado a norte do Chile, apresentando um comprimento de 200 km. Tem um clima desértico frio com amplitudes térmicas diurnas que podem atingir os 40 ºC. É considerado o deserto mais árido e mais alto do mundo atingindo 6885 metros.
A vegetação, que se foi adaptando às condições climáticas, é constituída por catos, arbustos e árvores de pequeno porte. As lhamas, os guanecos e os flamingos são os animais que aí se podem encontrar.
A principal cidade é San Pedro de Atacama, situada a 2400 metros de altitude, um verdadeiro oásis muito visitado por fotógrafos, cientistas e turistas.
Possui um valioso espólio arqueológico guardado em museus como o de San Miguel de Azapa e o museu Del Padre le Paige. É também nesta região que se encontra o gigante de Atacama, uma das maiores esculturas de figura humana que remonta à pré-história.
Como referenciar: Deserto de Atacama in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-23 06:36:05]. Disponível na Internet: